quinta-feira, julho 06, 2006


Nunca escrevi sobre futebol.
O máximo que faço quanto ao dito esporte é entre uma olhadela e outra, torcer, gritar e xingar e como não podia ser diferente, ver o “material” que o campo apresenta, E, meninas, gurias, raparigas e gajas: Que material! Não foi assim ontem, confessa-lo-ei.
Estava eu, torradas, patê de presunto, vinho e suco na frente do ecrã. Unhas roídas. Meias-finais da Copa do Mundo, como se diz por aqui. Nervosamente via Miguel correr, Maniche lançar, Cristiano Ronaldo concentrado, sério, maduro. Deco, um gigante, cabecear. Valente, a equipa portuguesa, dominou Zidane, marcado; barrou a velocidade de Thierry Henry e, lá por ironias do destino e, uma certa ajuda da arbitragem, estacou no 1x0, mas não deixou o moral baixar. A França defendeu, defendeu, defendeu e esqueceu-se do contra-ataque, Portugal crescendo, mostrou-nos, inclusive aos brasileiros, como é um show de futebol: bola no peito, no pé, na cabeça, garra, o choro de Miguel, admitindo não poder mais jogar. Vontade de fazer história, de virar o jogo. Meias-finais, Ricardo (guarda-redes) no ataque. Dois minutos, é preciso não desaminar… Mas… Futebol tem disso, e como dizia um amigo, companheiro de blog, essa é a magia, futebol diferente de basquete, vôlei ou o que mais for depende de sorte, de reveses, da ambiguidade, do juiz… Portugal, gigante mostrou garra, maturidade e se projetou frente a uma impassível França, já mítica do mestre Zidane. Jogou futebol, fez seu show.
Contudo, a Marselhesa, mais uma vez, silenciou o som do Fado, deixando aquele gosto amargo.
Nos resta a Alemanha, e ver de novo o jogo bonito dos meninos do Scolari, sem batota, com determinação. Porque sou a favor do show e continuo a acreditar na magia do futebol, vou torcer para Portugal e conclamá-los a engrossar essa torcida!

Rose Barboza, hoje faz às vezes de comentadora futebolística. Por favor, dêem um desconto.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ola Rose: me solidarizo com você, sofrer por partida dupla não deve ter sido facil primeiro Brasil logo a seguir "os gajos", se pelo menos você tive-se em Roma....

Anônimo disse...

Great site lots of usefull infomation here.
»